Ortodontia

O QUE SIGNIFICA ORTODONTIA?

A Ortodontia é um segmento especializado da odontologia que vem crescendo a cada ano através do desenvolvimento de técnicas e aparelhos ortodônticos de última geração, que ajudam o paciente no tratamento de correção de má oclusão ( encaixe da mordida) e alinhamento dos dentes , tanto para adultos, quanto para crianças. Esta rápida evolução da ortodontia permitiu a criação e desenvolvimento de diversos tipos de aparelhos ortodônticos.

Quais tipos de Aparelho Ortodôntico existe?

O aparelho invisível ou alinhador, como é conhecido, é um tratamento ortodôntico que, utilizando placas transparentes , irá promover a movimentação dos seus dentes até a correção da mordida incorreta e dos dentes tortos, isto é, corrigir o que estiver desalinhado na sua mordida. Essas placas transparentes , chamadas de alinhadores, são trocadas constantementes e há necessidade de consulta mensalmente com o ortodontista.

Graças ao planejamento do ortodontista, essa técnica visa corrigir os dentes e produzir um sorriso mais funcional e bonito, mas, durante o seu uso, o aparelho é imperceptível.

Assim como o aparelho ortodôntico normal, esse também precisa de alguns cuidados. O aparelho pode ser retirado para fazer as principais refeições e para higienização dental  normalmente. Deve ser usado, no mínimo, 21 horas por dia, para que o tratamento tenha sucesso.

APARELHO CONVENCIONAL COM BRACKETS

O Aparelho Convencional é aquele que requer consultas mensais para a troca de elásticos e de fios para que haja o correto alinhamento e nivelamento dos dentes superiores e inferiores, corrigindo desta forma o mal posicionamento das arcadas. O tratamento pode ser realizado com aparelho fixo metálico ou estético e tem uma duração aproximadamente de 18 a 36 meses dependendo do caso, da assiduidade e colaboração do paciente.

É realizado através de diversas técnicas e, atualmente, com diversos acessórios que foram modificados ou incrementados pelo avanço da tecnologia. Converse com o Ortodontista para mais informações e sobre a necessidade de utilizar o Aparelho Convencional para recuperar a sua estética bucal e corrigir os problemas causados pela má oclusão dentária.

TIPOS DE APARELHOS FIXOS COM BRACKETS;

O Aparelho Autoligado é a denominação mais comum de aparelhos compostos por braquetes que não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas para que o fio fique encaixado no braquete. Este aparelho diminui o atrito entre os fios e os braquetes permitindo a aplicação de forças mais leves e contínuas, o que promove uma excelente movimentação ortodôntica. O mecanismo também pode otimizar o seu tempo de tratamento.

APARELHO DE CERÂMICA E SAFIRA

O aparelho fixo estético de cerâmica e safira está muito na moda ultimamente, principalmente entre os pacientes adultos. Já se foi aquele pensamento que “adulto usando aparelho é feio”. Nunca é tarde para iniciar a correção tanto estética quanto funcional dos dentes. O aparelho de cerâmica e o aparelho de safira vieram justamente para compreender essa fatia de pacientes.

Diferentemente de outras técnicas “invisíveis” (como os tratamentos através de alinhadores), com os aparelhos de cerâmica e safira conseguimos tratar todos os casos, mesmo os de maior complexidade. Promovendo não só a melhora estética com o alinhamento dos dentes, mas uma correta correlação entre as arcadas dentárias. Isso promove uma correção funcional, de extrema importância, principalmente em pacientes adultos, que muitas vezes já possuem alguma sintomatologia devido à uma oclusão inadequada.

A principal diferença dos aparelhos dentários de cerâmica e safira com o tradicional de metal, é justamente a composição do bracket (peça que vai colada ao dente). Como o nome já diz, o bracket metálico é composto por uma liga de metais e o de cerâmica e o de safira, por uma cerâmica, diferindo no seu processo de formação. O bracket de cerâmica, chamado de cerâmica policristalina, basicamente é um aglutinado de cristais de cerâmica, o que propicia uma cor esbranquiçada porém sem muita translucidez. Já o bracket de safira, caracteriza-se por ser um cristal de cerâmica esculpido, assim, trazendo mais translucidez e transparência ao bracket. Basicamente a diferença entre eles é meramente estética, com algumas contraindicações em tratamentos mais complexos.

A adesão dentes tipos de brackets aos dentes é excelente, sendo os índices de queda (descolamento do bracket), menores do que os de brackets metálicos tradicionais.

Esse tipo de aparelho pode ser indicado para todos os pacientes que querem se beneficiar de um tratamento mais estético. Por isso ele tem uma indicação universal, obtendo-se melhores resultados com eles do que os alinhadores ou aparelhos linguais (que têm suas indicações e resultados bem restritos).